sexta-feira, 12 de agosto de 2011

1ª Feira Científica Cultural E.E.I.F José de Anchieta e Silva



Professores e Alunos da Escola Matilde Barbosa Gois visitando esta escola, prestigiando este evento.


José de Anchieta e Silva, patrono da escola.




Educação Infantil: Trabalhando educação ambiental com o tema Reciclagem




5º ano: Demonstração de objetos antigos, resgatando a cultura do munícipio.




8º ano: Reprodução Humana



EJA: Plantas medicinais





4º ano: Alimentação saudável




2º ano: Contação de história

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Caminhos da Arte - Projeto promove arte e cultura para estudantes dos municípios cearenses.

Uma ação para celebrar os 60 anos da empresa Nacional Gás beneficia mais de 10 mil estudantes de escolas públicas dos 184 municípios cearenses em visitas a exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor.


Alunos se preparando para visitar a UNIFOR




Alunos ansiosos para a partida do ônibus


O instrutor dando as boas-vindas aos alunos... Esta sala representa a Noite em Paris (Paris la Nuit).


Alunos observando o quadro da Coleção Brasiliana Itaú Alunos observando a obra... e tirando fotos do artesanato europeu (coco modificado artesalmente).
Relíquias de Santo Dumont.


Fotografias dos Projetos Criado por Santo Dumont.

Único Decreto assinado pelo ex-presidente Tancredo Neves.



Relatos escritos por europeus sobre nossa terra e enviados a corte

Livro de mapas desenhados e pintados a mãoBrasão da Corte holandesa encontrado no Brasil.


Redação sobre as exposições visitadas.Professores acompanhantes registrando a produção de texto.


Integração de alunos

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

V Feira da Integração Comunitária de Apuiarés – FICA





V Feira da Integração Comunitária de Apuiarés – FICA

A FICA 2011, que será realizada no dia 24/01, traz como inovação trabalhar com dois temas subdivido por categorias A, B e C. Será apresentado de acordo com o Tema de cada escola participante. O grupo A trará em sua apresentação todo o seu respeito e entusiasmo pelo o tema “Educação Inclusiva e Acessibilidade”. O grupo B e C trará em sua apresentação todo o seu conhecimento na cultura afro-brasileiro tal como seus costumes, danças, religião e etc. apresentado através de sua criatividade e organização de grupo. De acordo com o tema serão utilizados seis (06) critérios de avaliação.

Eis os Temas:

TEMA: “Educação Inclusiva e acessibilidade, cada ser humano é único e merece respeito.”

A pessoa com deficiência nem sempre foi valorizada e respeitada pelos seus diferentes, por muito tempo representou segmento totalmente ignorado, sendo, portanto, vítima de abandono, rejeição, maus-tratos e até mutilações. Foi apenas a partir do século XX que começou a ter uma melhor aceitação do deficiente, momento em que se iniciou a sua desinstitucionalização e educação escolar. Até este período eram segregados e praticamente privados de convívio social. Entretanto, verifica-se que as conquistas ainda foram poucas, pois o preconceito, a ignorância e a discriminação ainda são muito fortes em relação ao deficiente e a deficiência.

TEMA: “A arte de trabalhar a Cultura Afro-Brasileira”

Ensinar Cultura Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar, e sociedade. O objetivo principal para inserção da Lei é o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira.
Contudo, na tentativa de amenizar os preconceitos e acrescentar conhecimentos dos educandos e da sociedade em geral, bem como exercitar a arte é que a V Feira de integração Comunitária de Apuiarés – FICA, irá trabalhar o Tema: “A Arte de Trabalhar a Cultura Afro-Brasileira”.

Esta feira é parte integrante da tradicional semana de comemoração do aniversario de emancipação política do município, que em janeiro de 2011 irá completar 54 anos.